SINDUSCON-RIO
Telefone: (21) 2221-5225
Site: Site Oficial
HISTÓRICO
O SINDUSCON-RIO, Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro, é entidade pioneira da classe empresarial da Indústria da Construção brasileira, fundada em 1919, iniciativa de destacado grupo de construtores responsáveis por grande parte do desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro àquela época.
Desde sua fundação, e principalmente após 1935, com o advento do Sindicalismo no Brasil, quando se tornou SINDICATO, o SINDUSCON-RIO marca sua trajetória por constante presença e firme atuação no cenário da construção brasileira.
A política do Sindicato prima pelo fortalecimento institucional do setor, promovendo ações concretas voltadas para o bem-estar da população e dos trabalhadores da Indústria da Construção.
PERFIL DA ENTIDADE
Primeiro Sindicato Empresarial da Construção Civil do país, fundado em 1º de setembro de 1919, com o nome de Associação dos Construtores Civis do Rio de Janeiro.
Representante legal de todas as empresas de Construção Civil do Rio de Janeiro – 2.000 empresas filiadas e 200 empresas associadas.
Interlocutor oficial das empresas de Construção Civil do Rio de Janeiro:
- com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Município do Rio de Janeiro,
- com entidades empresariais de nível estadual e nacional: FIRJAN, CNI, CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção,
- com instituições governamentais no âmbito Municipal, Estadual e Federal.
Principais Áreas de Atuação:
- Habitação Social
- Mercado Imobiliário
- Obras Públicas
- Planejamento e Desenvolvimento Urbano
- Materiais e Tecnologia
- Qualidade e Produtividade
- Meio Ambiente
- Relacionamento com Concessionárias de Serviços Públicos
- Relações do Trabalho
- Legislação Fiscal, Trabalhista e Previdenciária
Ações no Campo Social e Trabalhista:
- SECONCI-RIO: sociedade civil sem fins lucrativos, criada, administrada e financiada pelos empresários da Construção Civil do Rio de Janeiro, para prestar assistência social aos Trabalhadores.
Investimento anual: R$ 8.000.000,00
Atendimentos/ano: 100.000
Áreas: médica, odontológica, saúde ocupacional, prótese, ótica, farmácia, assistência social, cultura, lazer.
- ALFABETIZAR É CONSTRUIR: programa pioneiro de alfabetização de trabalhadores em canteiros de obras, agraciado pelo Ministério da Educação com o prêmio “Educação para a Qualidade do Trabalho”, em 1997. Mais de 12.000 trabalhadores atendidos em mais de vinte anos.
- BENEFÍCIOS CONCEDIDOS EM CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO: café da manhã e almoço obrigatórios; seguro de vida; adicional salarial de 10% na conclusão de cursos de qualificação profissional; piso salarial mínimo = R$ 952,60/mês.
Fonte: Site Oficial